domingo, 29 de julho de 2007

ATUAÇÃO DO COLETIVO JOVEM DE MEIO AMBIENTE DE GOIÁS

O Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Goiás (CJ) foi criado em 2003 durante a I CNIJMA - Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, promovida pelos Ministérios do Meio Ambiente (MMA) e da Educação (MEC). Os jovens dos CJs foram co-responsáveis pela organização de todo processo de conferência no estado de Goiás, seguindo o princípio “jovem educa jovem”, ou seja, jovens contribuindo no engajamento de outros jovens.

O Coletivo Jovem de Goiás é parceiro dos Programas “Juventude e Meio Ambiente” e “Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas - (COM-VIDA)”, promovidos pelo Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (composto pelos Ministérios do Meio Ambiente e da Educação). O CJ-GO também realiza vários outros projetos e ações no campo da Educação Ambiental[1].
Atuar em Rede faz parte do cotidiano deste coletivo, por isto CJ-GO é articulado na Rede de Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade - Rejuma[2] e também é elo da Rede de Educação e Informação Ambiental de Goiás – REIA-GO[3], da Rede de Educação Ambiental do Cerrado – Reacerrado e da Rede Brasileira de Educação Ambiental – Rebea[4], além de compor em diversos espaços de articulação da Educação Ambiental (EA) em Goiás, como a Comissão Organizadora Estadual - COE, responsável pelas Conferências Infanto-Juvenis pelo Meio Ambiente no estado e a Comissão Estadual Interistitucional de Educação Ambiental de Goiás – CIEA[5].

O CJ-GO trata a EA como eixo-condutor no processo de transformação de indivíduos e coletivos, potencializando, fomentando e fortalecendo as diversas juventudes do estado e constituindo espaços concretos de articulação e mobilização destes atores sociais em prol de um mundo sustentável. Esta ação vem se dando principalmente com o enraizamento do movimento no interior do estado, contanto atualmente com 20 CJs Locais que atuam de acordo com as suas realidades. São eles: Goiânia (Secretaria Executiva do CJ), Águas Lindas, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Bela Vista de Goiás, Ceres, Goiás, Heitoraí, Iporá, Luziânia, Palmelo, Pirenópolis, Planaltina, Posse, Quirinópolis, Rio Verde, Santa Helena de Goiás, São Luis dos Montes Belos, Senador Canedo e Silvânia.

=========

[1] A Educação Ambiental que acreditamos tem como referência o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, documento aprovado durante o Fórum Global, paralelo à Rio-92 por educadores ambientais de várias partes do mundo. Disponível em: http://www.ecomarapendi.org.br/rebea/Arquivos/TratadoEA.htm
[2] Conheça a Rejuma – portal: www.rejuma.org.br / endereço eletrônico: rejuma@gmail.com
[3] Conheça a REIA-GO – endereço eletrônico: reia_go@yahoo.com.br
[4] Conheça a Rebea – site www.rebea.org.br / endereço eletrônico: redes.ea@terra.com.br
[5] A CIEA é um colegiado composto por representantes governamentais e não-governamentais com atuação em EA, que têm como atribuições planejar, coordenar, acompanhar, avaliar e articular a execução dos trabalhos em EA em Goiás.


O QUE É O CJ?

Os Coletivos Jovens de Meio Ambiente “São grupos informais que reúnem jovens, representantes ou não, de organizações e movimentos de juventude que tem como objetivo envolver-se com a questão ambiental e desenvolver atividades relacionadas à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida. Esses coletivos são como redes locais, para articular pessoas e organizações, circular informação de forma ágil, pensar criticamente o mundo a partir da sustentabilidade, planejar e desenvolver ações e projetos, produzir e disseminar propostas, que apontem para sociedades mais justas e eqüitativas, dentre outras ações e realizações”.

Um comentário:

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado