domingo, 18 de maio de 2008

Juventude e Meio Ambiente - Conexões Possíveis

Por Diogo Damasceno Pires*


Muitos são os sonhos e desafios que permeiam o imaginário da juventude, ou melhor, das juventudes, já que estas são plurais e diversificadas, cada qual carregando consigo sonhos, anseios, aspirações, angústias e esperanças.

Ser jovem é ter vontade de fazer mais, é energia. É estado de espírito e respeito à diversidade, pois a juventude, na sua pluralidade, tem diversas tribos. Ser jovem é antes de tudo a tentativa de compreender o mundo a nossa volta. É nesta tentativa de compreensão do mundo que, surgem jovens mais preocupados com a vida do planeta e com disposição para transformá-lo.

Estas juventudes vivem atualmente num contexto muito interessante no Brasil, principalmente no que diz respeito ao seu envolvimento com as questões socioambientais. É fácil notar a questão temática ambiental como tema emergente, pois já que estas questões vêm sendo paulatinamente inseridas em todos os meios de comunicação, nos processos ambientes educativos e sociais e no seio familiar, em virtude das problemáticas ambientais vigentes.

Hoje em dia este debate ganha espaço nas discussões de diversos organismos da sociedade, com destaque especial para o envolvimento das juventudes organizadas. Na rua, na praça, na universidade ou em qualquer outro local ambiente de encontro destes atores sociais, é natural perceber o debate em torno das questões ambientais aflorarem, emergindo daí o sentimento de poder transformar ção da realidade, e partindo para outro estágio do envolvimento d@s jovens com esta temática e estabelecendo uma nova forma de agir e de organização social.

O modelo de organização social em rede foi à opção abraçada pela juventude ambientalista no Brasil, que, em virtude disso, passa a ter a oportunidade do diálogo, além do somatório de muitos sonhos e esperanças, convergentes e alimentados pelo sentimento de transformação das juventudes, guiadas pelos princípios do pertencimento, da horizontalidade e do empoderamento. Segundo Viezzer e Ovalles (1995: 102) “a rede é comparável a um tecido com múltiplos fios ligados entre si por nós que se assemelham para todos os lados, sem que nenhum deles seja central”.

É neste sentido que a construção do movimento de juventude pelo meio ambiente vem ocupando espaço, principalmente pela articulação nacional notória da Rede de Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade - Rejuma, que tem como mola propulsora o diálogo aberto e o envolvimento de diversos movimentos e organizações de juventude espalhadas pelo país, com especial destaque a atuação dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente nos estados.

A Rejuma nasceu em setembro de 2003 durante o I Encontro da Juventude pelo Meio Ambiente em Luziânia (GO), no âmbito do processo de mobilização da I Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, ação do Programa Vamos Cuidar do Brasil.

Atualmente, a Rede conta com mais de 400 membros de todas as Unidades Federativas do Brasil. E tem como objetivo fundamental: objetivo fomentar as ações locais e nacionais dos jovens empenhados na construção de sociedades sustentáveis. Buscando envolver, sensibilizar, fortalecer e instrumentalizar jovens, grupos, movimentos e organizações juvenis para a atuação participativa na construção de um Brasil mais sustentável.

O que nos reúne – o movimento de juventude pelo meio ambiente – em rede são as temáticas “Juventude” e “Meio Ambiente”, buscando promover a troca de idéias, realidades e experiências acerca das questões socioambientais, além de fortalecer a Rede como espaço de discussão e articulação em nível local, regional e nacional.

Devido a sua capilaridade, abrangência cultural, distribuição geográfica e sua origem, a Rejuma possui grande potencial na parceria com programas de governo de abrangência nacional como é o caso do Programa Vamos Cuidar do Brasil, “berço” da rede. Formando, assim, milhares de jovens, professores e escolas Brasil adentro para a Criação das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida), Agendas 21 nas Escolas e a realização dos processos da Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, que neste ano de 2008, parte para a sua 3ª edição.

As intervenções da Rede de Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade no cenário nacional se dão principalmente por meio das seguintes estratégias:


  1. Fomento e apoio à criação de redes locais num processo de capilarização e empoderamento das juventudes para a ação socioambiental.

  2. Troca de Experiências e Parcerias.

  3. Encontros Nacionais da Rede.

  4. Representação em espaços de proposição, construção e gestão de políticas públicas.
A partir da atuação em rede, estas intervenções ampliam o sentimento de estarmos no caminho certo, possibilitando o re-conhecimento das juventudes como protagonistas de sua própria história e nas ações transformadoras em prol de um mundo melhor. Aumentando, portanto, a nossa responsabilidade, que como diz Sato (2006), por vezes a irreverência jovem e a responsabilidade adulta se apresentam separadas, mas juntas formam nossas opções e escolhas para melhor lidar com a vida.

Do ponto de vista político e sócio-econômico-cultural, os sentimentos que congregam esta nova juventude ambientalista, trazem animação e irreverência a diversidade, pluralidade e jeitos diferentes de ser de cada um; no entanto, é movida, sobretudo, pelo desejo compartilhado de tornar o mundo melhor de se viver, ambientalmente saudável, com sustentabilidade.

O desafio, portanto, é enorme, e é urgente consolidar o movimento de juventude pelo meio ambiente, fortalecendo o seu espírito revolucionário e transformador que ainda se encontra presente no imaginário juvenil, reforçando os princípios: “Jovem Educa Jovem” e “Jovem Mobiliza Jovem’, assim como também é necessário fortalecer o princípio de que” Uma Geração Aprende com a Outra” – somos todos aprendizes e em construção permanente, segundo nos aponta o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global.

*Artigo disponível na segunda edicação da Revista "Agenda 21 e Juventude", públicada pelo Programa Agenda 21 do Ministério do Meio Ambiente.

4 comentários:

João Damasio disse...

Legal.. já fiz o Download da revista.. depois vou ler tudo com mais tempo.. por enquanto "dei uma lida rápida no que mais me interessava, por hora".

Inté!

Gadiego Cieser disse...

Ola Diogo...Muito obrigado pela constante visita e por acompanhar meus escritos.
Tem uma coisa interessante nas coisas que voce escreve, porque é como se voce estivesse presente em corpo na minha leitura. Melhor tambem é saber que esta juventude tao citada por ti, me faz sentir incluso, além de que mesmo que excassamente eu contribua nesse processo. Parabens pela publicaçao merecida. Uma carreira que segue muito bem. Um autor das JUVENTUDES

Thaís Cruvinel disse...

Sem surpresas (ainda bem).
Num texto que pra quem te conhece não causa espanto, como sempre você foi coeso, coerente, enfático, sensibilizador e verdadeiro. Eu me sinto orgulhosa de ter em meu ciclo de amizades alguém como você que além de um grande amigo é referência para a juventude ambientalisata. Parabéns pelo texto. Abraço!

Anônimo disse...

http://www.fragrance-direct.info/ cheap make your own perfume 0.8 FL OZ amex Discounted Cocktail 1.4 FL OZ free gifts cheap Dreams 25ml reviews cheapest Fleurs De Caraibes 2 FL OZ deals not fake american fragrances 1 FL OZ deals cheapest top ten women fragrance 0.5 FL OZ amex wholesale Leiber 3.4 UK FL OZ online original Yellow Jeans 100.55ml gift sets Purchase P. Picallef 1 FL OZ website wholesale Milano 75ml reviews Shopping for realm perfume 2 FL OZ biggest discounts authentic Blue World 60ml bonus Discounted perfume cosmetics 3.4 US FL OZ amex Shop for Jill Stuart 80ml for less authentic ice perfume for women 75ml gift sets cheap Love In Paris 3 FL OZ 90ml paypal Shop for Un Zest De Rose 2.5 FL OZ paypal not fake Touch Of Pink 2 FL OZ reviews Where to buy Bleeker Street 40ml samples Purchase chocolate fragrance 4.2 FL OZ 125ml deals

[b]Get the best deals on Mens and Womens Perfumes.[/b]
[url=http://cloakedlink.com/nsayuwazuf]
[img]http://fragrance-direct.info/bigarrow.gif[/img]

http://cloakedlink.com/nsayuwazuf <== VISIT THIS SITE TODAY (Up to[u] 80% Discount[/u] on select items)
[/url]



[size=1] IGNORE THIS----------------------------
[url=http://lucasbuckley157.vox.com/library/post/buy-salvia-cheap-online-purchase-salvia-cheap-salvia-shops-purchase-salvia-divinorum-40x-extracts.html] Buy salvia product Affordable Online [/url]
[url=http://sites.google.com/site/buysalviacheaponline/buy-salvia-cheap-online-purchase-salvia-cheap-salvia-shops-purchase-salvia-divinorum-40x-extracts] Buy salvia product Inexpensive Online [/url]
[url=http://wheretobuysalvi.livejournal.com/463.html]Order Salvia Powder Cheap Online [/url]
[url=http://buysalviacheap3.blogspot.com/2010/01/buy-salvia-cheap-online-purchase-salvia.html]Order Salvia Extracts Affordable Online [/url]

Houston Kenya Dungannon reeth whitening teeth whitening baltimore maryland [url=http://teethwhiteningstripsreviews.info] teeth whitening strip reviewed[/url] Salmon Arm Monaco San Bernardino functions teeth whitwning Prévost queens new york teeth whitening testh whitening speed tooth whiteniong teeth whitening aurora colorado san diego teeth whitening Castlereagh teeth whiftening t4eeth whitening

[url=http://guaranteedheightincrease.info/]height increase[/url] - http://guaranteedheightincrease.info/

[url=http://provenpenisenlargement.info/]proven penis growth[/url] - http://provenpenisenlargement.info/

[url=http://provenskincareadvice.info/]skin care techniques[/url] - http://provenskincareadvice.info/

[url=http://getrichgambling.info/]get money gambling[/url] - http://getrichgambling.info/

[url=http://herpesoutbreak-gentalwarts.info/]herpes outbreaks[/url] - http://herpesoutbreak-gentalwarts.info/

[url=http://STOP-PREMATURE-EJACULATION-SOLUTIONS.INFO]cure premature ejaculation[/url] - http://STOP-PREMATURE-EJACULATION-SOLUTIONS.INFO

[url=http://3GMOBILEPHONESFORSALE.INFO]3g mobile cell phone for sale[/url] - http://3GMOBILEPHONESFORSALE.INFO

[url=http://internationaloddities.reviewsdiscountsonline.com] international oddities[/url]

[url=http://drobuds.reviewsdiscountsonline.com]dro bud review [/url]