quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Torcida organizada e a violência: terror no ônibus

Chego em Goiânia ontem e da rodoviária vou procurar um ônibus para acabar de chegar em casa. Entrei no 253... e ao passar pela praça cívica o ônibus foi invadido pela torcida organizada do Goiás (cerca de uns 50)... e fizeram um verdadeira arrastão, roubando os passageiros um a um, machucando alguns. A maior parte portava armas brancas (chuços) e pelo menos um estava armado com um 32. Surfaram no ônibus, vandalizaram e roubaram as pessoas pelos pontos de ônibus pelo caminho e cheguei a vê-los roubando carros também. Mas dentro do ônibus foi o mais tenso, com uma abordagem intimidadora, que deixou a maioria dos passageiros em pânico e sem ter o que fazer. Como trabalho há 10 anos na área da criança e do adolescente... já fui do SOS criança e agora, no CIA - Centro de Internação de Adolescentes tentei uma psicologia reversa e funcionou para mim, mas vi gente levar socos e a pele perfurada a menor reação. Fica o desabafo, de ter vivido uma cena de terror e incompreensão por tamanha violência e sem ter meios para reagir.
Como não mexeram comigo, as pessoas que tinham sido oprimidas vieram para o fundo do ônibus onde eu estava... como se eu pudesse protegê-las... nos cinco banco no fim do ônibus, sentaram comigo cerca de 8 pessoas espremidas, esperando chegar ao Serra Dourada, para que a torcida do Goiás pudesse descer...

O diálogo com o cara que me abordou, foi mais ou menos assim:
- Cê tá me olhando
- Não, vc é que tá me olhando
- Cê tá me olhando mesmo? Tá me encarando?
- Acho que é vc quem tá me encarando...
- Tá desacreditando véi? Tá desacreditando de mim, véi?
- Vc não me conhece, não sabe quem eu sou... acho que vc é quem tá desacreditando... sou de boa, parece que vc é tb, vamos ficar assim e pronto, não?!
- Tá certo... cê parece de boa... deixa queto!.... Ó galera... esse aqui é truta, mexe com ele não!

Nenhum comentário: