domingo, 28 de setembro de 2008

Em Corumbá (GO)

Olá caríssimos amigos e amigas,

Lhes escrevo para contar das minhas últimas andanças.

Este fim de semana fui conhecer o Salto de Corumbá, na Cidade de Corumbá de Goiás, a segunda cidade mais antida do Estado e Patrimônio Nacional. Fomos eu, Patricia, Mariana sua irmã e o Hudson (amigo da irmã, rs), ficamos no chalé do Júnior, o jovem proprietário do Recanto Martins, que nos recebeu muito bem.

Tomamos banho de água gelada do Rio Corumbá, comemos pamonha, brincamos no parquinho público e até assistimos um comício de um candidato a prefeito da cidade, hehehe.... Enfim... foi desestressante e divertido, pena que a Patricia teve uma infecção intestinal e sem farmácia aberta quando precisamos. Mas na hora "H" conseguimos remédio em um comércio local, aliás povo muito hospitaleiro.

Falta investir no turismo local, falta banco no fim de semana e mais opções de alimentação... tarefa do futuro prefeito e futuros vereadores investirem... pelos tons dos discursos parece que esta vai ser uma prioridade, mas só parece, rs... vamos ver no que vai dar.

Antes de ir em embora conhecemos o Sr. Ramir, que nos apresentou a história da cidade e nos mostrou o Memorial dos Imortais, já que a cidade foi berço de Bernardo Elis e de José J. Veiga, grandes nomes da literatura Brasileira.

Também conhecemos o Ernane, jovem que milita na área ambiental do município. Foi um primeiro contato, quem sabe não teremos um novo Coletivo Jovem de Meio Ambiente em Goiás?!

Com certeza vale a pena conhecer a cidade bela de cultura e raiz Goiana. Valorizar o patrimônio histórico e cultural dos Goianos é uma tarefa de todos nós. 

Um comentário:

ALAMEDA RUBI, BAIRRO CENTRO-AMÉRICA, CORUMBÁ-MS disse...

Moradores do bairro Centro América (Corumbá-MS) realizam promoção para pavimentar rua

Moradores do bairro Centro América (Corumbá-MS) realizam no sábado, 17 de janeiro de 2009, um mutirão em protesto na tentativa de solucionar um problema, que segundo eles, já se arrasta por cerca de dois anos. Os moradores vão fazer uma promoção de sarravulho para arrecadar dinheiro para pavimentar um trecho da rua Barão de Melgaço, entre as ruas Professor Helio Benzi (antiga Esmeralda) e Alameda Rubi. A promoção, marcada para 11 horas, terá direito a refrigerante, animação, além de uma pitada de ironia. Todos os vereadores e autoridades foram convidados.

“Queimar pneus, paralisar o trânsito, erguer faixas e cartazes de protesto são formas das comunidades carentes saírem da invisibilidade e mostrar sua insatisfação com a falta de esgotamento sanitário, pavimentação asfáltica, escadarias, entre outras obras de infra-estrutura. Entretanto, na maioria das vezes, essas ações se desfecham com promessas, por parte dos governantes. E estas, muitas vezes, não são cumpridas. Cansada de esperar a intervenção da Prefeitura, nós os moradores do bairro resolvemos unir esforços no intuito de preencher as lacunas deixadas pelo poder público”, reclama os moradores.

Embora haja pavimentação asfáltica na rua Barão de Melgaço, entre o trecho das ruas Professor Helio Benze e Tonico de Medeiro (conhecida como Totico de Medeiros), outros dois trechos não foram pavimentados. São eles: o trecho das ruas Rui Barbosa e Tonico de Medeiro e o trecho das ruas Professor Helio Benze e Alameda Rubi.

“As obras de infra-estrutura melhoraram o bairro. Mas ainda é pouco. No ano de 2007, a placa da obra anunciava a pavimentação asfáltica das ruas Cáceres, Barão de Melgaço e Fernando de Barros, a mesma não informava a pavimentação de trechos, como foi executada a obra, concluímos na época, que a prefeitura deveria asfaltar rua inteira, da Alameda Rubi à rua Rui Barbosa. Algo semelhante aconteceu na rua Fernando de Barros, entre as ruas Albuquerque e Rui Barbosa, a pavimentação asfáltica não seguiu até o final da rua, faltou uma quadra à ser asfaltada. Procuramos incansavelmente as autoridades, reclamamos, fizemos abaixo-assinados, manifestos e nada foi pronunciado pelo secretário de Desenvolvimento Sustentável”, explica os moradores.