As juventudes vivem hoje um contexto muito interessante no Brasil no que diz respeito ao seu envolvimento com as questões socioambientais. Percebemos a temática ambiental como tema emergente, sendo pautado na atualidade pelos movimentos e organizações de juventude. Na rua, na praça, na universidade ou em qualquer ambiente de encontro destas juventudes é natural perceber as preocupações destes atores sociais, principalmente no que diz respeito às problemáticas ambientais.
Respondendo a uma pergunta da Aracati [2], uma ONG voltada para a mobilização juvenil, respondi o que era ser jovem, da seguinte forma: “Ser jovem é ter vontade de fazer mais. Energia. É estado de espírito e respeito à diversidade, pois a juventude é plural e tem diversas tribos. Ser jovem é antes de tudo a tentativa de compreender o mundo a nossa volta”. E é nesta tentativa de compreensão do mundo que, surgem jovens mais preocupados com mundo a nossa volta e com disposição para transformá-lo.
No Brasil constitui-se, portanto, um novo movimento, com o engajamento de diversos jovens em prol da temática Juventude e Meio Ambiente, sendo pautados por um diálogo aberto entre vários movimentos de juventude no âmbito da Rede de Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade - Rejuma[3], que nasce de uma articulação dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente - sediados em todas as unidades federativas do país. Este processo se deu durante a I Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente realizada em 2003, que reuniu 16 mil escolas em todo o país, mobilizando quase seis milhões de pessoas em quatro mil municípios, segundo dados do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental, composto pelo Ministério da Educação e pelo Ministério do Meio Ambiente, organizadores do evento.
A construção de sociedades sustentáveis passa por também consolidar o engajamento e militância destas juventudes, que hora se mostram dispostas e animadas na construção do movimento de juventude pelo meio ambiente no Brasil, no contexto de uma Educação Ambiental crítica e transformadora, tendo como pressupostos o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global[4], documento que se configura na grande carta de princípios dos Educadores Ambientais Brasileiros, nacionalmente articulados na Rede Brasileira de Educação Ambiental - Rebea[5], que por sua vez, entrelaça redes de educação ambiental: estaduais, regionais e temáticas, dentre elas a Rejuma.
Do ponto de vista político e sócio-econômico-cultural, os sentimentos que congregam esta nova juventude ambientalista, trás animação e irreverência a diversidade, pluralidade e jeitos diferentes de ser de cada um, mas que, no entanto é movida, sobretudo pelo desejo compartilhado de uma vida melhor e ambientalmente saudável, sustentável.
Assim, se as problemáticas ambientais vêm crescendo dia-a-dia, percebidas a olho nu e tornando-se mais graves e cada vez mais globais, a atuação das juventudes na Educação Ambiental, constitui-se num desafio mais complexo, sério e muito mais exigente do que em outras épocas.
O desafio, portanto é enorme e é urgente consolidar o movimento de juventude pelo meio ambiente, fortalecendo o seu espírito revolucionário e transformador que ainda se encontra presente no imaginário juvenil, reforçando os princípios: Jovem Educa Jovem e Jovem Mobiliza Jovem, assim como também é necessário fortalecer o princípio de que Uma Geração Aprende com a Outra, que somos todos aprendizes e em construção permanente segundo nos aponta o Tratado de EA.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
______. Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental. MMA. MEC. Manual Orientador: Coletivos Jovens de Meio Ambiente. Brasília: MMA. MEC, 2006. Disponível em:
______. Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental. MMA. MEC. Juventude, Cidadania e Meio Ambiente: subsídios para a elaboração de políticas públicas. Brasília: MMA. MEC, 2006. Disponível em:
[1] Recentemente no Brasil tem-se enfatizado a utilização do termo no plural – juventudes – como forma de assumir que o termo é plural, que há inúmeros movimentos de juventude, com temas de interesse, estratégias de atuação e formas de organização diferentes entre si.
[2] Para a produção de um material didático para Gestores Públicos, com a finalidade de explicar a situação de vida dos jovens no Brasil. 2007.
[3] Conheça a Rejuma: www.rejuma.org.br / rejuma@gmail.com
[4] Documento aprovado na Rio-92 por educadores ambientais de várias partes do mundo.
[5] Conheça a Rebea: www.ecomarapendi.org.br/rebea / redes.EA@terra.com.br
3 comentários:
Isso aí Diogo,
até que enfim parei pra ler com calma esse seu texto maravilhoso como tantos outros que já lí de sua autoria.
As Juventudes realmente estão começando a valorizar o socioambiental.
E nunca ví melhor resposta sobre o q é Juventude, como a que vc sitou no seu texto.
Maravilhosa... vou roubar sua resposta quanto a isso daqui pra frente... roubar ou pedir emprestado neh..rs
Abraços, continue escrevendo sempre. Vejo uma coesão e persuasão tão grande nas suas palavras...
CONHECI A EMPRESA FFI (Forever Freedom International), EMPRESA INTERNACIONAL COM SEDE NA ORLANDA.E ADMIRO MUITO O TRABALHO DE EMPRESAS QUE SE PREOCUPAM COM O MEIO AMBIENTE.
O OBJETIVO DA FFI É MELORAR A QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS ATRAVÉS DO MEIO AMBIENTE.
TEM COMO PRINCIPAL PRODUTO A MPG CAPs QUE É 100% ORGÂNICO, CATALIZADOR DE COMBUSTÍVEL QUE REDUZ:
A EMISSÃO DE ATÉ 75% DE GASES POLUENTES.
O COMSUMO DE COMBUSTÍVEL.
COM ISSO:
GERA MAIS POTÊNCIA NO MOTOR DE 15 Á 20%.
DIMINUI A TEMPERATURA DE EXAUSTÃO.
GERA ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL DE 7 Á 14%.
A EMPRESA POSSUI APÓLICE DE SEGURO, POIS NÃO ALTERA O COMBUSTÍVEL E NÃO ALTERA AS CARACTERÍSTICAS DO MOTOR. É UM PRODUTO 100% SEGURO.
OUTRO PRODUTO É O ECO-SHEEN, COM ELE PODEMOS ECONOMIZAR O RECURSO NATURAL MAIS PRECIOSO: “A ÁGUA”.
LAVA ATÉ 7 CARROS SEM UTILIZAR ÁGUA.
O BRASIL É O SEGUNDO PAÍS DE MAIOR FROTA O MUNDO!
A QUESTÃO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS É UMA QUESTÃO MUNDIAL, OU SEJA, TODOS NÓS ESTAMOS SUJEITOS AS MUDANÇAS E CONSEQÜÊCIAS DELES.
ACREDITO QUE PODEMOS FAZER A DIFEREÇA!
DESEJO CONHECER MELHOR VOSSO TRABALHO, PARA PODER AJUDAR NESSA LUTA PELA NOSSA NATUREZA!
PARA CONHECER MELHOR O TRABALHO DA FFI ACESSE O SITE:
www.jordanasantos.myffi.biz
ENTRE EM CONTATO COMIGO.
MUITO GRATA,
JORDANA
PAREBENS PELO BLOG!
Fala meu amigo Diogo, o blog esta a cada dia mais legal, Parabéns!Aproveito a oportunidade para ssugerir que vc adicione o meu blog ativista na sua lista, pois só esta o meu de poesia, segue o end www.samiraoni.wordpress.com, abraço Diogo!
Postar um comentário