sexta-feira, 12 de setembro de 2008

JUVENTUDE E A REFLEXÃO SOCIOAMBIENTAL

Por Diogo Damasceno Pires

Muitos são os sonhos e desafios, que permeiam o imaginário da juventude, ou melhor, das juventudes[1], já que estas são plurais e muito diversificadas, cada qual carregando consigo seus anseios, aspirações, angústias e esperanças de um modo diferente umas das outras.

As juventudes vivem hoje um contexto muito interessante no Brasil no que diz respeito ao seu envolvimento com as questões socioambientais. Percebemos a temática ambiental como tema emergente, sendo pautado na atualidade pelos movimentos e organizações de juventude. Na rua, na praça, na universidade ou em qualquer ambiente de encontro destas juventudes é natural perceber as preocupações destes atores sociais, principalmente no que diz respeito às problemáticas ambientais.

Respondendo a uma pergunta da Aracati [2], uma ONG voltada para a mobilização juvenil, respondi o que era ser jovem, da seguinte forma: “Ser jovem é ter vontade de fazer mais. Energia. É estado de espírito e respeito à diversidade, pois a juventude é plural e tem diversas tribos. Ser jovem é antes de tudo a tentativa de compreender o mundo a nossa volta”. E é nesta tentativa de compreensão do mundo que, surgem jovens mais preocupados com mundo a nossa volta e com disposição para transformá-lo.

No Brasil constitui-se, portanto, um novo movimento, com o engajamento de diversos jovens em prol da temática Juventude e Meio Ambiente, sendo pautados por um diálogo aberto entre vários movimentos de juventude no âmbito da Rede de Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade - Rejuma[3], que nasce de uma articulação dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente - sediados em todas as unidades federativas do país. Este processo se deu durante a I Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente realizada em 2003, que reuniu 16 mil escolas em todo o país, mobilizando quase seis milhões de pessoas em quatro mil municípios, segundo dados do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental, composto pelo Ministério da Educação e pelo Ministério do Meio Ambiente, organizadores do evento.

A construção de sociedades sustentáveis passa por também consolidar o engajamento e militância destas juventudes, que hora se mostram dispostas e animadas na construção do movimento de juventude pelo meio ambiente no Brasil, no contexto de uma Educação Ambiental crítica e transformadora, tendo como pressupostos o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global[4], documento que se configura na grande carta de princípios dos Educadores Ambientais Brasileiros, nacionalmente articulados na Rede Brasileira de Educação Ambiental - Rebea[5], que por sua vez, entrelaça redes de educação ambiental: estaduais, regionais e temáticas, dentre elas a Rejuma.

Do ponto de vista político e sócio-econômico-cultural, os sentimentos que congregam esta nova juventude ambientalista, trás animação e irreverência a diversidade, pluralidade e jeitos diferentes de ser de cada um, mas que, no entanto é movida, sobretudo pelo desejo compartilhado de uma vida melhor e ambientalmente saudável, sustentável.

Assim, se as problemáticas ambientais vêm crescendo dia-a-dia, percebidas a olho nu e tornando-se mais graves e cada vez mais globais, a atuação das juventudes na Educação Ambiental, constitui-se num desafio mais complexo, sério e muito mais exigente do que em outras épocas.

O desafio, portanto é enorme e é urgente consolidar o movimento de juventude pelo meio ambiente, fortalecendo o seu espírito revolucionário e transformador que ainda se encontra presente no imaginário juvenil, reforçando os princípios: Jovem Educa Jovem e Jovem Mobiliza Jovem, assim como também é necessário fortalecer o princípio de que Uma Geração Aprende com a Outra, que somos  todos aprendizes e em construção permanente segundo nos aponta o Tratado de EA.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

______. Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental. MMA. MEC. Manual Orientador: Coletivos Jovens de Meio Ambiente. Brasília: MMA. MEC, 2006. Disponível em:

.

______. Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental. MMA. MEC. Juventude, Cidadania e Meio Ambiente: subsídios para a elaboração de políticas públicas. Brasília: MMA. MEC, 2006. Disponível em: .



[1] Recentemente no Brasil tem-se enfatizado a utilização do termo no plural – juventudes – como forma de assumir que o termo é plural, que há inúmeros movimentos de juventude, com temas de interesse, estratégias de atuação e formas de organização diferentes entre si.

[2] Para a produção de um material didático para Gestores Públicos, com a finalidade de explicar a situação de vida dos jovens no Brasil. 2007.

[3] Conheça a Rejuma: www.rejuma.org.br / rejuma@gmail.com

[4] Documento aprovado na Rio-92 por educadores ambientais de várias partes do mundo.

3 comentários:

João Damasio disse...

Isso aí Diogo,
até que enfim parei pra ler com calma esse seu texto maravilhoso como tantos outros que já lí de sua autoria.
As Juventudes realmente estão começando a valorizar o socioambiental.
E nunca ví melhor resposta sobre o q é Juventude, como a que vc sitou no seu texto.

Maravilhosa... vou roubar sua resposta quanto a isso daqui pra frente... roubar ou pedir emprestado neh..rs

Abraços, continue escrevendo sempre. Vejo uma coesão e persuasão tão grande nas suas palavras...

Unknown disse...

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Samir Raoni disse...

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