sexta-feira, 1 de agosto de 2008

EM BUSCA DE HARMONIA

Por Diogo Damasceno Pires*

Chega um momento em nossas vidas, que tudo o que desejamos é encontrar um porto seguro, a paz interior, o sentimento de harmonia e bem estar... ao lado de pessoas amigas, amores e familiares.

Mas como bem sabemos, nem sempre isto é possível, por mais que desejemos. Mas o que fazer então? Como conseguir as respostas para tudo isto? Digo-lhes de modo simples que a resposta está no interior de cada um, de cada uma. Basta procurar significado nas coisas, que você irá encontrar... pode ter certeza.

Para tanto, antes de qualquer coisa, o importante é ter a mente aberta e o desejo sincero de mudar os rumos da sua vida. É importante resgatarmos o princípio fraterno que nos cerca, fortalecendo o sentimento de amizade e união que precisamos e merecemos no nosso dia-a-dia.

Sei que enfrentamos problemas, vez ou outra, mas mesmo assim, acho que devemos aprender com as nossas dificuldades. Devemos caminhar portanto na busca pela harmonia. Isto significa abrir mão do nosso orgulho e até de algumas crenças que cristalizamos e por conta disto, quase sempre se torna mais difícil de voltar atrás.

Não sou e nunca fui ingênuo, sei que temos diferêncas uns dos outros; mas não é exatamente neste ponto que devemos nos fortalecer? Viva a diversidade, estamos sempre dizendo, respeito a todos e todas, construção coletiva, horizontalidade, empoderamento, autonomia e sobretudo pertencimento... é nisto que acredito e quero continuar acreditando.

Talvez seja defeito meu, em sempre acreditar que tudo vai dar certo, em ver o lado positivo das coisas. O que podemos fazer é simples... Nos momentos de grande tensão, vamos olhar um pouquinho para dentro de nós e de repente tentar nos ver no lugar do outro, sentir o que outro esta sentindo.

É claro que isto é apenas um exercício e tod@s estão convidad@s a fazê-lo! Mas tem de ser feito com sinceridade e leveza... e desta forma aprender a perdoar os outros e também à nos mesmos.

* Escrito em 1º de agosto de 2008.

3 comentários:

João Damasio disse...

Eita Diogo..

parece até que está me dando conselhos.

É isso que admiro e muito nos seus textos.. vc consegue interpretar sentimentos e dominar as palavras para que expressem exatamente o que sente. .
Assim vc é realista e sonhador...

Parabéns por mais um texto que consegue atingir o interior das pessoas (experiencia própria).

Gadiego Cieser disse...

Well Damasceno..
Eis mais um texto para reflexão, de admirável capacidade de interpretação e sensibilidade.
Pena que nem todas pessoas do Cj tem o hábito de visitar blogs...Pena mesmo, já que eu acredito que este texto seria ótimo para apaziguar corações de tanta gente no movimento.
Abraço

Patricia Godinho disse...

Oi amorzinho... como vc escreve bem!!! Tenho orgulho de namorar vc e futuramente casar com vc e...
Te amo um tantão!!!
Bjos