domingo, 18 de novembro de 2007

ENTRE-HISTÓRIAS

- Ensaio Histórico dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente no Brasil -

HISTÓRICO:


Durante os últimos quatro anos os Coletivos Jovens de Meio Ambiente (CJ) têm trabalhado de formas peculiares, cada um sonhando e transformando sonhos em realidade de acordo com suas necessidades e expectativas. Este é um trabalho árduo e ao mesmo tempo gratificante, que fazemos com amor, tentando a cada dia trabalhar na perspectiva de enxergar o outro, de mudar nosso meio socioambiental, dividir e multiplicar experiências, plantar sementes e colher frutos. Nesse processo amadurecemos, evoluímos e nos transformamos a cada dia, em busca de uma "educação ambiental crítica, emancipatória, política e que visa transformações profundas" na construção de sociedades sustentáveis.


Se fizermos um apanhado das ações realizadas pelos CJs, perceberemos – o quanto já evoluímos, quantos novos atores sociais já trouxemos para a luta e, principalmente, quantas novas portas se abrem a cada dia para que a juventude coloque em pauta seus problemas e perspectivas, dialogando com vários setores da sociedade, intervindo e tendo voz e voto nesses espaços. É verdade que às vezes caminhamos bem devagar ou queremos dar os passos maiores que nossas pernas, no entanto, sobressai a vontade de transformar.


Nesses quatro anos obtivemos resultados fantásticos, vários Encontros Estaduais de Juventude pelo Meio Ambiente foram realizados, ações de intervenção nas comunidades, formação de centenas de Com-Vidas, Fóruns, Seminários, etc. No decorrer desse processo, a malha ambientalista da sociedade cresceu e vem fazendo a diferença. Mas o caminhar apenas começou, ainda há muito por fazer.


Em agosto deste ano, foi realizado o VI Congresso de Educação Ambiental do Instituto Lagoa Viva (AL), momento que também contou com a presença do Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Alagoas, que coordenou algumas atividades de encaminhamento do seu II Encontro Alagoano da Juventude pelo Meio Ambiente (EAJMA), que havia acontecido na semana anterior, entre os dias 08 e 10 de agosto de 2007. A Constelação de Comunicação da Rejuma também se fez presente, na pessoa do Diogo Damasceno, que contribuiu na programação do Congresso e nas atividades paralelas conduzidas pelo CJ-AL.

Muitas foram às conversas e trocas de experiências, uma vez que o CJ-AL está num processo fantástico de amadurecimento – e ao mesmo tempo muitas pessoas estão aderindo ao movimento.


Neste contexto, surge a proposta de construirmos uma “Coletânea de Históricos” dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente, buscando o relato e as experiências de cada estado, localidade, observando a diversidade destes grupos, suas diferenças e particularidades, mas também semelhanças, percebendo como também utilizamos em muitos casos o mesmo discurso, filosofia, ideal... E perceber como tudo isto é fantástico, podemos resumir isto a “heterogeneidade homogênea”.



OBJETIVOS DO ENSAIO:
  • Registrar as experiências dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente a fim de contribuir com a construção do Movimento de Juventude pelo Meio Ambiente;
  • Estimular o registro permanente da história do movimento;
  • Possibilitar a troca de informações e intercâmbio entre os CJs;
  • Divulgar as experiências dos CJs na rede;
  • Pleitear a publicação deste material junto aos parceiros.


CONTRIBUIÇÕES:

Os Coletivos Jovens de Meio Ambiente estão convidados para escreverem artigos de até 04 páginas sobre seus históricos, como cada CJ se organiza no Estado, o que cada um faz, quais são seus parceiros etc.

A chamada será divulga no seguintes espaços:

  • listas de discussão da REJUMA
  • e-mails
  • telefonemas

No sentido de orientar a elaboração dos artigos para a publicação foram estabelecidos alguns procedimentos para o seu encaminhamento:

Normas para escrita:

Número máximo de páginas: 04
Papel A4, com todas as margens com 2,0 cm
Espaçamento 1,5
Letra Times New Roman 12
Numeração nas páginas e referências bibliográficas (padrão ABNT)

Prazo: Até 15 de FEVEREIRO de 2008.

Enviar texto por e-mail:
alinematiascosta@hotmail.com
diogodp@rejuma.org.br

ROTEIRO:


Proposta de Estrutura e Conteúdo:
- Como Cada CJ se organiza (desenho organizacional)?
- Campos de atuação.
- Quantidade de Membros.
- Onde o movimento esta presente no seu estado, quais os municípios e em que condição funciona cada um (CJs Locais, integrantes, contatos ou parceiros)?
- Quais são os parceiros locais (Governo, ONGs, Redes etc)
- O CJ conta com alguma estrutura, apoio externo?
- Que projetos realizam e em que condição (realizador, parceiro etc)?
- Como é a relação entre o CJ da capital e os locais?
- Quais as principais pedras encontradas pelo caminho?

OBS.: Se o CJ quiser, pode anexar: fotos e vídeos sobre o seu histórico.

Realização:

Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Alagoas

Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Goiás

Parceria:

Coletivos Jovens de Meio Ambiente do Brasil

Rede de Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade - Rejuma

Nenhum comentário: