sábado, 2 de outubro de 2010

A verdade está em cada um de nós!

O que seria a verdade afinal? Com certeza é algo que se constrói ou se naturaliza a partir de um determinado ponto de vista, calcada fundamentalmente em fato ou ato que convença a uma determinada maioria. Ou, melhor dizendo... algumas verdades, acabam por se cristalizar em virtude do que se convence e não necessariamente do que de fato é.

Segundo a Wikipédia, a palavra verdade pode ter vários significados, desde “ser o caso”, “estar de acordo com os fatos ou a realidade”, ou ainda ser fiel às origens ou a um padrão. Usos mais antigos abarcavam o sentido de fidelidade, constância ou sinceridade em atos, palavras e caráter. Assim, "a verdade" pode significar o que é real ou possivelmente real dentro de um sistema de valores.

Em boa parte das vezes é possível discernir a coerência e a veracidade do que é dito ou afirmado. Mas a própria verdade pode oscilar vez ou outra, dependendo do contexto em que ela é aplicada. Isto é outro fato. Pois nem sempre é possível afirmar que todas as verdades vindas de uma boca, podem ser verdades absolutas diante da realidade a qual é proferida.

Algumas verdades são construídas socialmente a partir do senso comum, mas por vezes também são desprovidas do senso de responsabilidade. Pois este deve ser levado em consideração, visto que toda e qualquer verdade, a partir da sua construção, pode influenciar e/ou modificar a realidade.

A partir do respeito e da sinceridade em que se aplica a verdade explorada é possível determinar em boa parte sua intenção e a coerência de seus atos. Em sumo a verdade está em cada um de nós. Depende necessariamente de nossas vivências e experiências. Pois cada pessoa traz dento de si sua própria verdade, e tudo aquilo em que se acredita e passa a ser a sua verdade.

Por Diogo Damasceno Pires em 02 de outubro de 2010.

Um comentário:

Gadiego Cieser disse...

Texto bastante filosófico... Gostei.
Espero que esteja diante de muitas verdades para que não sendo torne-as tal.
Abraço